Saber ouvir

A maneira como escutamos pode interferir de forma decisiva no sucesso profissional e na qualidade do nosso relacionamento pessoal. As pessoas que têm dificuldade para escutar apresentam baixa produtividade no trabalho e dificuldade para se relacionar.

Escutar as pessoas nem sempre é fácil. Mas essa falta de habilidade pode gerar desvantagens para aquele que não a possui, prejudicando-o na carreira profissional e nas suas relações sociais.

Por que temos dificuldade para escutar?

Inicialmente, vamos apontar que a escuta se processa no cérebro e nosso pensamento avança quatro vezes mais rápido do que as palavras que estão sendo proferidas por aquele que fala. Logo, precisamos de 15 segundos para compreender o que o orador demorará 1 minuto para expressar. Os 45 segundos restantes será preenchido com divagações alheias ao que está sendo comunicado. Então, passamos a maior parte do tempo sem ouvir o que estão nos falando. Quando alguém começa a falar, logo nas primeiras palavras, deduzimos o que ele irá dizer e nos recolhemos em nossos pensamentos, sem prestar atenção na mensagem. Por isso, na maioria das vezes a pessoa sente que é mais interessante ver uma imagem do que escutar o que está sendo falado, ou o que está escrito. Mas não ouvir integralmente, com certeza traz perdas na comunicação.

Além do mais, possuímos uma audição seletiva. De maneira geral prestamos atenção nas informações que favorecem a nossa causa e os nossos interesses, e nos afastamos das mensagens que julgamos que não nos trará nenhum benefício.

Outro motivo que nos dificulta ouvir é que quando ouvimos uma mensagem, ou até mesmo uma palavra que contraria a nossa forma de pensar, independentemente das intenções da pessoa que está falando, iniciamos um processo defensivo onde passamos, mentalmente, a debater as ideias contrárias, criticando as informações já transmitidas e procurando antecipar e resistir às novas mensagens. É evidente que nem sempre as nossas suposições estão corretas e esse prejulgamento pode levar a uma interpretação distorcida da informação.

Também, o ambiente pode interferir na concentração. O ruido de um papel de bala, a aproximação de uma pessoa qualquer, o movimento dos carros… quase tudo pode desviar a nossa atenção e impedir que acompanhemos o que está sendo falado. Por mais favorável e ideal que seja a circunstância, sempre teremos inúmeros motivos para deixar de ouvir.

Já vimos que escutar exige uma atitude ativa, concentração e esforço intelectual. Ocorre, entretanto, que a maioria de nós prefere ficar numa situação mais cômoda e ouvir de maneira passiva, sem analisar ou interpretar o que está sendo falado. Quase sempre, nessas circunstâncias, apenas fingimos que estamos prestando atenção, mas na realidade os nossos pensamentos estão voltados para outros assuntos. Para que você permaneça escutando, sem desviar sua atenção, procure evitar interpretar e criticar antes que a pessoa termine a sua fala.

Um bom exercício para escutar melhor é procurar lembrar quais as informações que ouviu e quanto da mensagem conseguiu guardar. Se necessário, faça anotações dos tópicos que julgar mais importantes. Ë evidente que esse exercício deverá ser reservado para a participação em palestras, aulas e reuniões. Nas conversas informais, tente manter o foco do seu olhar nos olhos da pessoa que fala, porque isso pode facilitar a sua concentração.

De maneira geral, ficamos tão preocupados conosco que acabamos nos esquecendo que as outras pessoas necessitam ser reconhecidas e consideradas. Por isso, para melhorar sua capacidade de escutar, procure aceitar as pessoas como elas são e não como você gostaria que fossem. Reconheça que existe a possibilidade de estar enganado em algumas opiniões e dê um voto de confiança para a maneira de pensar dos outros. Prepare-se para se empenhar nessa empreitada porque, com freqüência, poderá ficar tentado a desistir e se voltar novamente para si mesmo.

Bibliografia para este tema:

“Assim é que se fala”, Reinaldo PoIito (Editora Saraiva) “Principies of Speech communication”, Bruce E. Gronbeck (Harper collins)

“communication skiils for business and professions”, Paul R. Timm e James A. Stead (Prentice HaIi) “Human communication”, Stwart Tubbs e Sylvia Moss (Randon House)

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