Entrevistas preliminares

As entrevistas preliminares na psicanálise servem para estabelecer o primeiro contato entre o analista e o analisando. O objetivo principal é fornecer ao analista informações que facilitarão entender as queixas, os sintomas e orientar o diagnóstico para o tratamento.

Durante as entrevistas preliminares, o analista obtém o máximo de informações sobre o histórico do paciente e procura facilitar para que o analisando sinta-se seguro para se expressar livremente expondo seus pensamentos, emoções, questionamentos.

Outro ponto importante das entrevistas preliminares é que esse é o momento em que o analista pode avaliar se a psicanálise é a melhor abordagem para aquele analisando em questão. É que nem todos os pacientes são adequados para a psicanálise e o analista precisa avaliar cuidadosamente se essa abordagem será benéfica para aquela pessoa.

Em resumo, as entrevistas preliminares são um importante processo de avaliação na psicanálise, que permitem que o analista e o analisando estabeleçam uma relação terapêutica que favoreçam a entrada propriamente no tratamento e, consequentemente, a continuidade do mesmo.

Pular para o conteúdo