Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.

 

Um dos fatores que marcam a passagem do jovem para o mundo adulto é a construção da sua identidade profissional.

É um momento de muita alegria por estar iniciando uma etapa, mas também é momento de apreensão e angústia que surge diante de não se saber que curso seguir, que profissão escolher. Às vezes, contamos com a opinião e os conselhos de outras pessoas, mas que não dissipam nossas dúvidas, e muito pelo contrário, acabam nos deixando mais confusos ainda.

Reflita:

• As profissões tradicionais (direito, medicina, engenharia) garantiam status. Hoje existem mais de uma centena de profissões de nível superior sem se somar os cursos sequenciais e técnicos. Como escolher um curso que me garanta o sucesso profissional?
• Como concorrer com o elevado número de candidatos por vaga e não fazer parte dos que abandonam o curso nos primeiros períodos da universidade, já que o nível de desistência chega a mais de 22%?
• Como obter dados e informações que facilitem minha escolha profissional para que eu possa estar, daqui há 10 anos, satisfeito com a profissão que terei escolhido agora?
• Como trilhar este caminho árduo, escolhendo bem uma faculdade que me possibilite economizar tempo e dinheiro e me proporcione atuar naquilo que eu gosto de fazer?

Às vezes, a melhor forma de refletir sobre essa escolha é buscando a ajuda de profissionais que possam orientá-lo e acompanha-lo nesse momento de decisão. Os serviços de orientação profissional, na sua maioria visam promover uma auto-reflexão nos jovens, de modo que, tomando consciência de: “Quem eu sou”, essa reflexão possa facilitar o seu processo de escolha.

Nos encontros de orientação profissional utilizam-se de entrevistas, jogos, exercícios, dinâmicas e informações. Tudo isso regado com muito bate-papo, muito humor, muita seriedade e respeito.

Bem sabemos que a escolha é determinada por muitos fatores e que é importante buscar informações. Então, não se esqueça:

SE LIGUE EM TUDO O QUE TE INFLUENCIA!
A GENTE NÃO NASCE PRONTO. ESTAMOS SEMPRE NOS DESENVOLVENDO.
A BUSCA DE INFORMAÇÕES DEVE SER CONSTANTE.
TODA ESCOLHA ENVOLVE CONFLITO, PERDAS E RISCOS!
ENTÃO, CORAGEM!